A comunicação não ocorre apenas por meio da fala, há outra maneiras de se comunicar com a comunidade que estamos inseridos, como: gestos corporais, expressões faciais, escrita, língua de sinais, comunicação por meio de símbolos ( comunicação alternativa suplementar – CSA), no entanto, os recursos não verbais são facilitadores para a comunicação quando ocorre inabilidade na produção da fala.
Assim há diversos sinais de alerta no desenvolvimento da criança que pais, educadores e pediatras devem ficar atentos, pois podem ser indicativos de transtorno dos sons da fala, como Apraxia da fala na Infância, dentre eles são:
– prematuridade
– bebês com dificuldade para mama e/ou com aceitação de diferentes alimentos, desde textura, cheiro, sabor e temperatura.
– atraso no desenvolvimento motor ( sentar, engatinhar, andar, correr, pular)
– bebês com pouca vocalização ou balbucio.
-balbucio apenas de vogais ou gritinhos.
– bebè muito “bozinho, quietinho”.
– criança que até 1 ano não falam nenhuma palavras ou combinação de silabas. (papa, mama, por exemplo).
– uso exclusivo de gesto indicativo (apontar o que deseja) com ausência de qualquer vocalização ou ao contrário criança com 1 ano e meio que não sabem se comunicação, não fazem gesto de sim ou não com a cabeça.
– criança que falam algumas palavras até 1 ano e depois pararam de falar.
– pouca ou ausência de imitação motora.
– crianças que demonstram tentativas de fala, olham para boca do parceiro de comunicação, tentam imitar para falar e não conseguem.
– crianças que interagem brincam, compreendem instruções mas não falam.
– crianças com 2 anos que falam sílabas ou palavras isoladas, não formam combinação de palavras ou frase simples, como: oi mamãe.
-crianças desatentas, que brincam pouco.
– crianças com dificuldade de jogo simbólico (brincar de faz de conta)
– crianças com frequente infecção de ouvido (otite).
-Mais dificuldade com a fala voluntária do que com a fala e comportamentos não verbais
automáticos.
– Persistência de jargão ininteligível (após 18 meses).
– Consegue produzir o fonema em uma palavra, mas não em outra.
– Uso de uma sílaba para várias palavras.
– Dificuldade com sequências de sons e sílabas.
-“não é incomum crianças com AFI também ,apresentarem dificuldades no processamento sensorial” (Apraxia-kids.org)
Esses são os principais sinais de que uma criança posso vir a ter ou ter Apraxia de fala na Infância- AFI “que é um transtorno neurológico dos sons da fala, no qual a precisão dos movimentos de fala estão afetados, na ausência déficits musculares ( por exemplo, tônus ou reflexos anormais). A dificuldade principal está no déficit de planejamento e/ou programação dos parâmetros espaço- temporais das sequências de movimentos, que resultam em erros na produção dos sons da fala e da prosódia.” comitê Ad-Hoc da ASHA, 2007.
Fiquem atentos e qualquer dúvida procure um fonoaudiólogo, tirem suas dúvidas, acreditar que cada criança tem seu “tempo” pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.
O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar, diagnosticar e intervir em AFI. “O único tratamento baseado em evidência para AFI é a terapia fonoaudiológica (não óleos essenciais ou uso de câmera hiperbárica) “ -Dave e Cari, 2021.
Autora
Fonoaudióloga Elisângela Basarin de Faria Batista- CRFa. 2 8184
Coordenadora do setor de Fonoaudiologia da Clínica Inclúdere.
Referências Bibliograficas
/apraxiabrasil.org
www.asha.org/practice-portal/clinical-topics/childhood-apraxia-of-speech/
Fish, M. Como tratar Apraxia de Fala da Infância. São Paulo, 2019.
Hammer,D.&Ebert, C. O Guia do Fonoaudiólogo para Tratamento da Apraxia de Fala da Infância. Estratégias efetivas de terapia para crianças pequenas, pré-escolares e criança em idade escolar. São Paulo, 2021.
Law, J. The early identification of language impairment children. London:Chapman and Hall,1992