Sejam bem vindos ao nosso blog!

Sejam bem vindos ao nosso blog! Nesse texto, convidamos você a conhecer a nossa proposta clínica no atendimento transdisciplinar comportamental.

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A Clínica Inclúdere nasceu em 2020 e é a realização do sonho de 4 profissionais que atuam com indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento há mais de 25 anos (para conhecer mais sobre a história da clínica e a história de cada uma de nós, te convido a explorar nosso site nas seções:  nossa história e equipe).

Na Inclúdere, o setor clínico é dividido em duas grandes áreas: Especialidades e ABA. O objetivo mais importante dos nossos atendimentos é, ao unir conhecimentos de várias disciplinas de maneira conceitualmente sistemática e coerente, oferecer uma experiência clínica que tenha um impacto real de acolhimento e melhoria na vida do indivíduo e sua família.

A área de especialidades, até o momento, contempla Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Psicologia, Psicomotricidade, Psicopedagogia e a Terapia Ocupacional, e oferecemos desde avaliação de especialidade, avaliação interdisciplinar e intervenção. Nossas equipes são formadas por profissionais altamente qualificados e em constante desenvolvimento profissional. Um dos diferenciais da nossa clínica nesse quesito, é a atuação dos coordenadores de especialidades: profissionais com vasta experiência na área, com ampla formação e que oferecem mentoria e supervisão semanal aos nossos profissionais em seus casos na clínica. 

Nossa área ABA tem como principal diferencial a formação dos nossos profissionais e a entrega de serviços congruentes com  as diretrizes de órgãos nacionais e internacionais (ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental; QABA- Qualified Applied Behavior Anlysis Credentialling Board; CASP- Council of Autism Service Providers); esses órgãos nos oferecem orientações que objetivam estabelecer alto padrão na entrega de serviços em análise aplicada do comportamento para indivíduos neuro divergentes.   

Aqui na Inclúdere, um outro diferencial é nosso o processo de supervisão dos casos ABA:  seguindo critérios rígidos de avaliação, intervenção e treinamento contínuo e frequente da equipe atuante nos casos, realizamos contato direto com a família e equipe escolar, além da supervisão semanal das ATs e da coleta de dados de casa caso. 

No nosso modelo clínico em ABA, adotamos uma perspectiva transdisciplinar: temos como objetivo construir, sob à luz da Análise Aplicada do Comportamento um conhecimento mais amplo e aprofundado do indivíduo para que nossas propostas avaliativas e de intervenção possam ser aplicadas na melhoria das condições dos nossos pacientes. 

Já é bastante fundamentado na literatura (HOWLEY,2009, HOWARD et al, 2005) que intervenções intensivas (variando entre 15 a 30 horas semanais), porém que apresentavam um caráter eclético, ou seja,  com uma escolha “ variada de diferentes técnicas  terapêuticas e educacionais sem evidência científica comprovada e com muita variabilidade na maneira como a intervenção é entregue pelos vários adultos envolvidos” são muito menos eficientes ou em alguns casos, sem impacto algum no desenvolvimento dos indivíduos com atraso no neurodesenvolvimento. 

(Dillenbuger, 2011): uma descrição esquemática do modelo “escolha e misture” usados nos modelos ecléticos tradicionais, onde uma gama de modelos, métodos e pacotes comerciais de intervenções (muitos dos quais não têm evidencia científica comprovada), sem uma base conceitual coerente e comum) As decisões acerca do uso de determinado método é baseado na disponibilidade dentro do contexto. 

Para que haja eficácia na entrega da intervenção para indivíduos neurodiversos, é preciso que uma base conceitual comum permeie os campos de conhecimentos específicos e norteie a escolha de objetivos de intervenção e procedimentos de ensino (DILLENBURGER, 2011; HOWLEY, 2009; ERNSPERGER, 2002). 

Neste sentido, nosso modelo transdisciplinar, busca a unidade de conhecimento para abranger a complexidade do nosso paciente, e estabelecer um corpo de conhecimento profundo sobre ele e o ambiente no qual ele está inserido para assim estabelecer metas de intervenção socialmente relevantes com procedimentos realmente eficazes. 

Estudos também demonstram como a transdisciplinaridade pode ser atingida adotando a compreensão do comportamento humano a partir do referencial teórico da análise do comportamento (DILLENBURGER et all, 2014; COOPER, HERON & HEWARD, 2007). 

(Dillenburger, 2011): Definir, planejar e entregar: A Análise Aplicada do Comportamento como a fundamentação teórica, com seus princípios acerca do comportamento humano, base de valores éticos e conhecimento sobre TEA e condições correlatas, a partir das quais modelos específicos de intervenção são desenvolvidos. Os procedimentos de intervenção são totalmente baseados nas necessidades individuais e são cuidadosamente baseados nas necessidades avaliadas, na linha de base, na avaliação de preferência e na análise funcional. Os programas evoluem de acordo com o progresso individual e as decisões acerca dos ajustes do tratamento são baseadas na coleta contínua de dados.

Nossa proposta clínica, em todos os setores e em todos nossos processos, segue um processo de tomada de decisão de Práticas Baseadas em Evidências, onde utilizamos as melhores evidências científicas disponíveis em cada área, combinada com a expertise e preparo dos nossos profissionais, mas sobretudo respeitando os valores, o contexto e o assentimento do nosso paciente.

Essa é a nossa missão: promover, através da nossa prática, o desenvolvimento do indivíduo para que ele alcance sua melhor versão.  

Somos a Inclúdere e acreditamos em transformar vidas através da ciência e do amor.

Autora: 

Patricia Sorrentino. M, A, Psicopedagoga- (ABPp 13108) e Analista do Comportamento.

Diretora na Clínica Inclúdere .

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