A psicopedagogia comportamental é o ponto de fusão entre duas ciências: a Psicopedagogia e Análise Aplicada do Comportamento. É uma prática clínica guiada pelos princípios da Análise do Comportamento e destinada a ajudar indivíduos a terem melhor desempenho nos repertórios comportamentais de aprendizagem acadêmica. Mas, como garantir que está a prática clínica da Psicopedagogia Comportamental seja eficiente, baseadas em evidência e não apenas um modismo ou uma panaceia conceitual?
Segundo Cooper, 2020, “A aplicação da ciência da análise do comportamento e suas aplicações aos problemas humanos, consiste em 4 domínios: Filosófico, Experimental, Aplicado e Prática profissional guiada por princípios comportamentais.
ANÁLISE Aplicada DO COMPORTAMENTO É A CIÊNCIA QUE BUSCA utilizar procedimentos e tecnologias que foram pesquisados no intuito de COMPREENDER O COMPORTAMENTO humano. PORTANTO ELA Está fundamentada POSSUI UMA na FILOSOFIA QUE SE CHAMA BEHAVORISMO RADICAL (Skinner, F.B., 1945). O PRECURSOR DESSA ABORDAGEM FOI SKINNER, POR ISSO ELE É CONSIDERADO O PAI DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
A PSICOPEDAGOGIA POR SUA VEZ, É A APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, PODEMOS DIZER QUE A PSICOPEDAGOGIA COMPORTAMENTAL É A UTILIZAÇÃO DA ANÁ LISE APLICA DA DO COMPORTAMENTO À ÁREA DA EDUCAÇÃO. (MARINOTTI ,2001)
Comparações e relações ente os 4 domínios da Ciência da Análise Do Comportamento e Prática

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO COMPORTAMENTAL É O DE ANALISAR AS CONTINGÊNCIAS QUE GERAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E/OU ESCOLARES.
DIFICULDADES ESCOLARES ESTÃO RELACIONADAS AO APRENDER A ESTUDAR, QUE SE CARACTERIZA POR: REALIZAR AS LIÇÕES/ TAREFAS, RESOLVER EXERCÍCIOS, LER UM TEXTO E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE ELE. PERMANECER CONCENTRADO NA TAREFA ATÉ O SEU TÉRMINO. (REGRA 2004)
APÓS ANALISAR AS CONTINGÊNCIAS QUE EXPLICAM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, O PSICOPED AGOGO COMPORTAMENTAL DEVE ALTERAR AS CONDIÇÕES ANTECEDENTES E PROGRAMAR CONSEQUÊNCIAS REFORÇADORAS DE COMPORTAMENTOS ALVO PARA QUE ASSIM, OCORRA AQUISIÇÃO E ENRIQUECIMENTO DE REPERTÓRIO ACADÊMICO E DIMINUIÇÃO DE COMPORTAMENTOS QUE INT ERFEREM NA APRENDIZ A GEM.
TAMBÉM SÃO ATRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO COMPORTAMENTAL:
- APOIO E ORIENTAÇÕES AOS FAMILIARES;
- ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, ATENÇÃO E HÁBITOS DE ESTUDOS.
- ORIENTAÇÃO À EQUIPE ESCOLAR ACERCA DAS ACOMODAÇÕES E ADAPTAÇÕES CURRÍCURLARES E METODOLÓGICAS INSIDIVILUALIZADAS E ESPECÍFICAS PARA O ALUNO.
A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COMPORTAMENTAL É COMPOSTA POR 4 FASES ( Barone, Martins e Castanho, 2011)
1) AVALIAÇÃO;
2)SELEÇÃO DE METAS E OBJETIVOS;
3) ELABORAÇÃO DE ORIENTAÇÕES, PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS PARA INTERVENÇÃO;
4) INTERVENÇÃO PROPRIAMENTE DITA
Aqui na Inclúdere, realizamos ainda duas fases adicionais na intervenção psicopedagógica:
5. COLETA DE DADOS E ANÁLISE DOS DADOS DE INTERVENÇÃO
6. REAVALIAÇÃO E REAJSUTE DE METAS CONTÍNUOS
A INTERVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO COMPORTAMENTAL NÃO SE RESTRINGE APENAS A CRIANÇA e adolescentes COM DIFICUDADES DE APRENDIZAGEM, MAS TAMBÉM indivíduos COM NEURODESENVOLVIMENTO ATÍPICO. NESTE CASO, O SEU PAPEL SERÁ TANTO O ATENDIMENTO INDIVIDUAL COM A CRIANÇA E SEUS FAMILIARES, QUANTO o acompanhamento de INCLUSÃO do aluno, NA ESCOLA REGULAR ou ao longo de sua vida acadêmica na educação especial.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. Nossa equipe de psicopedagogia é altamente capacitada e está pronta para acompanhá-los nessa jornada!
Autoras:
Cíntia Perinelli- Psicopedagoga- ABPp – SP- 1008
Pedagoga graduada pelo Centro Universitário de Santo André, 2006;
Psicopedagoga, pós-graduada pela Faculdade de Conchas, 2016;
Pós – Graduanda em Análise Aplicada do Comportamento pelo Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC;
Possui experiência de 21 anos na área da Educação, tendo atuado como Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica.
Patricia Sorrentino. M, A, Psicopedagoga- (ABPp 13108) e Analista do Comportamento.
Diretora Técnica na Clínica Inclúdere e responsável pelo setor de Psicopedagogia.
Referências
Barone, Martins e Castanho (2011). Psicopedagogia: Teorias de Aprendizagem. SP: Casa do Psicólogo
Cooper, J. O., Heron, T. E., Heward, W. L. (2020). Applied Behavior Analysis (3rd Edition). Hoboken, NJ: Pearson Education