Dentre as terapias que envolvem o tratamento do TEA está a Terapia Psicomotora; uma ciência que estuda o desenvolvimento infantil e tem como objetivo intervir nos fatores psicomotores por meio da realização de movimentos organizados e integrados, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo. As áreas como Tonicidade, Equilibração, Esquema e Imagem Corporal, Lateralização, Orientação Espaço-Temporal, Praxia Global, Praxia Fina e Grafomotricidade contemplam as áreas de intervenção de acordo com as necessidades de cada cliente. Ter experiência de atendimentos com indivíduos com TEA e conhecimento na linha teórica da Análise Aplicada do Comportamento é importante para o sucesso da intervenção.
A pesquisa feita pelo NPCD (Centro Nacional de Desenvolvimento Profissional) sugere que, quando o movimento e o exercício são usados como uma intervenção para indivíduos com TEA os comportamentos desejados aumentam e os comportamentos inadequados diminuem, resultando em melhor engajamento acadêmico e oportunidades aprimoradas de aprendizado e interação com os outros.
Envolver as seis fases abaixo para a elaboração de uma intervenção psicomotora é importante para a eficácia e a integridade do tratamento, seguindo os critérios para práticas com evidência científica conforme o documento EBP (Evidence Based Practice). Baseado no Afirm, Autism Focused Intervention Resources & Modules, segue abaixo as fases que envolvem esse processo:

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Taína Talavera(CISTC: B 118) é SÓCIA – DIRETORAna clínica Inclúdere.
É supervisora ABA e Coordenadora do setor de psicomotricidade
Referências Bibliográficas
Afirm, Autism Focused Intervention Resources & Modules
BUSTO, A & BRACCIALLI, L. Perfil Psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 5, n2, p. 59-79, 2018.
Center for Disease Control and Prevention. Identified prevalence of autism spectrumdisorder http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html
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PAQUET, A; OLLIAC, B.; GOLSE, B., VAIVRE-DOURET, L. Current knowledge on motor disorders in children with autismo spectrum disorder (ASD). Child Neuropycho, 2015.