A Clínica Inclúdere nasceu em 2020 e é a realização do sonho de 4 profissionais que atuam com indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento há mais de 25 anos (para conhecer mais sobre a história da clínica e a história de cada uma de nós, te convido a explorar nosso site nas seções: nossa história e equipe).
Na Inclúdere, o setor clínico é dividido em duas grandes áreas: Especialidades e ABA. O objetivo mais importante dos nossos atendimentos é, ao unir conhecimentos de várias disciplinas de maneira conceitualmente sistemática e coerente, oferecer uma experiência clínica que tenha um impacto real de acolhimento e melhoria na vida do indivíduo e sua família.
A área de especialidades, até o momento, contempla Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Psicologia, Psicomotricidade, Psicopedagogia e a Terapia Ocupacional, e oferecemos desde avaliação de especialidade, avaliação interdisciplinar e intervenção. Nossas equipes são formadas por profissionais altamente qualificados e em constante desenvolvimento profissional. Um dos diferenciais da nossa clínica nesse quesito, é a atuação dos coordenadores de especialidades: profissionais com vasta experiência na área, com ampla formação e que oferecem mentoria e supervisão semanal aos nossos profissionais em seus casos na clínica.
Nossa área ABA tem como principal diferencial a formação dos nossos profissionais e a entrega de serviços congruentes com as diretrizes de órgãos nacionais e internacionais (ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental; QABA- Qualified Applied Behavior Anlysis Credentialling Board; CASP- Council of Autism Service Providers); esses órgãos nos oferecem orientações que objetivam estabelecer alto padrão na entrega de serviços em análise aplicada do comportamento para indivíduos neuro divergentes.
Aqui na Inclúdere, um outro diferencial é nosso o processo de supervisão dos casos ABA: seguindo critérios rígidos de avaliação, intervenção e treinamento contínuo e frequente da equipe atuante nos casos, realizamos contato direto com a família e equipe escolar, além da supervisão semanal das ATs e da coleta de dados de casa caso.
No nosso modelo clínico em ABA, adotamos uma perspectiva transdisciplinar: temos como objetivo construir, sob à luz da Análise Aplicada do Comportamento um conhecimento mais amplo e aprofundado do indivíduo para que nossas propostas avaliativas e de intervenção possam ser aplicadas na melhoria das condições dos nossos pacientes.
Já é bastante fundamentado na literatura (HOWLEY,2009, HOWARD et al, 2005) que intervenções intensivas (variando entre 15 a 30 horas semanais), porém que apresentavam um caráter eclético, ou seja, com uma escolha “ variada de diferentes técnicas terapêuticas e educacionais sem evidência científica comprovada e com muita variabilidade na maneira como a intervenção é entregue pelos vários adultos envolvidos” são muito menos eficientes ou em alguns casos, sem impacto algum no desenvolvimento dos indivíduos com atraso no neurodesenvolvimento.

Para que haja eficácia na entrega da intervenção para indivíduos neurodiversos, é preciso que uma base conceitual comum permeie os campos de conhecimentos específicos e norteie a escolha de objetivos de intervenção e procedimentos de ensino (DILLENBURGER, 2011; HOWLEY, 2009; ERNSPERGER, 2002).
Neste sentido, nosso modelo transdisciplinar, busca a unidade de conhecimento para abranger a complexidade do nosso paciente, e estabelecer um corpo de conhecimento profundo sobre ele e o ambiente no qual ele está inserido para assim estabelecer metas de intervenção socialmente relevantes com procedimentos realmente eficazes.
Estudos também demonstram como a transdisciplinaridade pode ser atingida adotando a compreensão do comportamento humano a partir do referencial teórico da análise do comportamento (DILLENBURGER et all, 2014; COOPER, HERON & HEWARD, 2007).

Nossa proposta clínica, em todos os setores e em todos nossos processos, segue um processo de tomada de decisão de Práticas Baseadas em Evidências, onde utilizamos as melhores evidências científicas disponíveis em cada área, combinada com a expertise e preparo dos nossos profissionais, mas sobretudo respeitando os valores, o contexto e o assentimento do nosso paciente.
Essa é a nossa missão: promover, através da nossa prática, o desenvolvimento do indivíduo para que ele alcance sua melhor versão.
Somos a Inclúdere e acreditamos em transformar vidas através da ciência e do amor.
Autora:
Patricia Sorrentino. M, A, Psicopedagoga- (ABPp 13108) e Analista do Comportamento.
Diretora na Clínica Inclúdere .
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