Meu filho precisa de ajuda ou é só uma fase? Quando procurar uma avaliação

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Especializada 

Muitos pais se perguntam: “Será que é normal? Vai passar com o tempo? Ou é melhor 

procurar ajuda?” Essas dúvidas são comuns e merecem atenção. 

Neste contexto é importante diferenciar o que são os marcos do desenvolvimento, o que 

são atrasos momentâneos e o que caracteriza um transtorno do desenvolvimento. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, “os marcos representam as principais 

habilidades e funções que caracterizam a progressão do desenvolvimento e, como regra, 

as crianças as adquirem dentro de faixas etárias esperadas, previstas em diferentes 

instrumentos de triagem, já a diferença entre um atraso momentâneo e um transtorno do 

desenvolvimento está na persistência e no impacto das dificuldades. Alguns sinais de 

alerta podem aparecer ainda nos primeiros anos de vida, como a ausência de balbucio, 

dificuldade em manter contato visual, ou atraso na fala.” 

Na Clínica Inclúdere, realizamos avaliações interdisciplinares, onde buscamos 

compreender e analisar todo o desenvolvimento do indivíduo, através de entrevistas 

com familiares e escola, observações em ambiente natural quando necessário e testes 

padronizados, e assim conseguimos compreender se há necessidade de intervenção 

especializada. 

Quanto mais cedo o apoio começa, maiores são as chances de progresso. A avaliação 

não é um rótulo, mas um ponto de partida para construir um caminho mais leve e eficaz. 

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, fale com a nossa equipe. 

Estamos aqui para ajudar. 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Sinais de alerta na avaliação 

neurológica da criança e do adolescente. Manual de Orientação n. 1. Departamento 

Científico de Neurologia (2019–2021). Rio de Janeiro: SBP, abr. 2020. Disponível em: 

https://www.sbp.com.br. Acesso em: 15 maio 2025. 

Autora: 

Taína Talavera CISTC B 118  – Psicomotricista na Clínica Inclúdere 

Formada em Pedagogia, é Psicomotricista (ISPE/GAE) e Neuropsicopedagoga (UNIP);​

⚬ Especialista Internacional em Ciências e Técnicas Corporais pela OIPR Paris/França;​

⚬ Formação em Ensino Estruturado/Structured Teaching conforme as diretrizes da UNC;​

⚬ Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de 

Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR;​

⚬ Atua há mais de 11 anos com avaliação e intervenção de crianças com desenvolvimento 

atípico e na formação de outros profissionais por meio de cursos e palestras.