Especializada
Muitos pais se perguntam: “Será que é normal? Vai passar com o tempo? Ou é melhor
procurar ajuda?” Essas dúvidas são comuns e merecem atenção.
Neste contexto é importante diferenciar o que são os marcos do desenvolvimento, o que
são atrasos momentâneos e o que caracteriza um transtorno do desenvolvimento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, “os marcos representam as principais
habilidades e funções que caracterizam a progressão do desenvolvimento e, como regra,
as crianças as adquirem dentro de faixas etárias esperadas, previstas em diferentes
instrumentos de triagem, já a diferença entre um atraso momentâneo e um transtorno do
desenvolvimento está na persistência e no impacto das dificuldades. Alguns sinais de
alerta podem aparecer ainda nos primeiros anos de vida, como a ausência de balbucio,
dificuldade em manter contato visual, ou atraso na fala.”
Na Clínica Inclúdere, realizamos avaliações interdisciplinares, onde buscamos
compreender e analisar todo o desenvolvimento do indivíduo, através de entrevistas
com familiares e escola, observações em ambiente natural quando necessário e testes
padronizados, e assim conseguimos compreender se há necessidade de intervenção
especializada.
Quanto mais cedo o apoio começa, maiores são as chances de progresso. A avaliação
não é um rótulo, mas um ponto de partida para construir um caminho mais leve e eficaz.
Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, fale com a nossa equipe.
Estamos aqui para ajudar.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Sinais de alerta na avaliação
neurológica da criança e do adolescente. Manual de Orientação n. 1. Departamento
Científico de Neurologia (2019–2021). Rio de Janeiro: SBP, abr. 2020. Disponível em:
https://www.sbp.com.br
. Acesso em: 15 maio 2025.
Autora:
Taína Talavera CISTC B 118 – Psicomotricista na Clínica Inclúdere
Formada em Pedagogia, é Psicomotricista (ISPE/GAE) e Neuropsicopedagoga (UNIP);
⚬ Especialista Internacional em Ciências e Técnicas Corporais pela OIPR Paris/França;
⚬ Formação em Ensino Estruturado/Structured Teaching conforme as diretrizes da UNC;
⚬ Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de
Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR;
⚬ Atua há mais de 11 anos com avaliação e intervenção de crianças com desenvolvimento
atípico e na formação de outros profissionais por meio de cursos e palestras.