Meu filho precisa de ajuda ou é só uma fase? Quando procurar uma avaliação

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Especializada

Muitos pais se perguntam:
“Será que é normal? Vai passar com o tempo? Ou é melhor procurar ajuda?”
Essas dúvidas são comuns e merecem atenção.

Neste contexto é importante diferenciar o que são os marcos do desenvolvimento, o que são atrasos momentâneos e o que caracteriza um transtorno do desenvolvimento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria:
“Os marcos representam as principais habilidades e funções que caracterizam a progressão do desenvolvimento e, como regra, as crianças as adquirem dentro de faixas etárias esperadas, previstas em diferentes instrumentos de triagem. Já a diferença entre um atraso momentâneo e um transtorno do desenvolvimento está na persistência e no impacto das dificuldades. Alguns sinais de alerta podem aparecer ainda nos primeiros anos de vida, como a ausência de balbucio, dificuldade em manter contato visual, ou atraso na fala.”

Na Clínica Inclúdere, realizamos avaliações interdisciplinares, onde buscamos compreender e analisar todo o desenvolvimento do indivíduo, através de entrevistas com familiares e escola, observações em ambiente natural quando necessário e testes padronizados, e assim conseguimos compreender se há necessidade de intervenção especializada.

Quanto mais cedo o apoio começa, maiores são as chances de progresso.
A avaliação não é um rótulo, mas um ponto de partida para construir um caminho mais leve e eficaz.

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, fale com a nossa equipe.
Estamos aqui para ajudar.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA.
Sinais de alerta na avaliação neurológica da criança e do adolescente. Manual de Orientação n. 1. Departamento Científico de Neurologia (2019–2021). Rio de Janeiro: SBP, abr. 2020.
Disponível em: https://www.sbp.com.br. Acesso em: 15 maio 2025.


Autora:
Taína Talavera – CISTC B 118
Psicomotricista na Clínica Inclúdere

Formada em Pedagogia, é Psicomotricista (ISPE/GAE) e Neuropsicopedagoga (UNIP);
⚬ Especialista Internacional em Ciências e Técnicas Corporais pela OIPR Paris/França;
⚬ Formação em Ensino Estruturado/Structured Teaching conforme as diretrizes da UNC;
⚬ Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR;
⚬ Atua há mais de 11 anos com avaliação e intervenção de crianças com desenvolvimento atípico e na formação de outros profissionais por meio de cursos e palestras.